29 de janeiro de 2015

Indicação de livro: 1808

"O contato com o mundo exterior despertou a colônia entorpecida: introduziram-se nova gente, nova capital e novas ideias. Como consequência, os brasileiros acharam que seu destino era maior e mais importante." - Historiador Alan K. Manchester
Toda vez que eu terminar de ler um livro e gostar, vou indicar aqui pra vocês! Como estou querendo estudar de novo sobre a história do Brasil, comecei a ler a coleção de um jornalista chamado Laurentino Gomes em que ele conta três dos principais eventos que marcaram para sempre a história do nosso país: a vinda da família real portuguesa, a nossa Independência e a Proclamação da República.
Em 1808, Gomes descreve o contexto em que se encontrava o Brasil e Portugal na época em que Napoleão Bonaparte estava no poder, e como isso forçou D. João VI a tomar a decisão de fugir para sua principal colônia. Tal fato possibilitou não só a apresentação do Brasil para o resto do mundo, como o despertar do mesmo para as inúmeras possibilidades de ser um país independente, e não mais uma mera colônia portuguesa.
O legal desse livro é que não é como as apostilas de história que estamos acostumados. O autor consegue prender nossa atenção com fatos até então desconhecidos sobre a vida dos principais personagens dessa história, como a princesa Carlota Joaquina e o próprio rei D. João. E eu considero uma leitura essencial para aqueles que desejam entender as raízes de nosso país, e principalmente o motivo de o Brasil ser o que é hoje.

Um comentário: