1 de julho de 2015

A Fada Carolina Munhóz

Desde pequena sempre gostei muito de ler, e recentemente me peguei pensando em como a maior parte dos meus livros favoritos foram escritos por autores estrangeiros, em sua maioria estadunidenses. Não há como negar que escritores como John Green, Nicholas Sparks, Meg Cabot, Stephenie Meyer, entre outros, tem um talento mais que especial para fazer os amantes de livros viciarem em suas histórias. Mas não só de estrangeiros é composta minha estante. No Brasil, nós temos incontáveis exemplos de como nossa literatura é digna de atenção e admiração: Martha Medeiros, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Clarice Lispector, entre muitos outros. Mas hoje, quero dar atenção especial a uma escritora que foi minha grande inspiração para, um dia, escrever meu próprio livro: Carolina Munhóz.


Fonte: http://www.carolinamunhoz.com/blog/autora/

Para os que nunca ouviram falar, ai vai uma pequena biografia: Carol é jornalista e romancista, tem 26 anos e, assim como eu, é super fã de Harry Potter. Apesar dos problemas que sofreu na infância e na adolescência, deu a volta por cima e usou esses problemas e sua paixão pelas histórias fantásticas para escrever seus livros. Hoje, é uma das grandes referências na literatura jovem brasileira, vencedora de muitos prêmios, entre eles, o de melhor escritora pelo Prêmio Jovem Brasileiro. Além de ser um exemplo, para mim e para todos os seus leitores, de superação e de luta contra seus demônios internos. 


Conheci a Carol por acaso, quando um dia estava passeando pela Saraiva do Shopping Iguatemi aqui de Campinas e, por curiosidade, entrei na palestra que ela estava dando no lançamento de seu segundo livro, "O Inverno das Fadas". Nesse dia, vi a paixão com que ela falava de sua história e a felicidade que sentia por saber que existiam muitas pessoas que queriam ler o que ela tinha escrito. E os presentes ouviam com atenção, encantados por aquela jovem que parecia a fada de suas histórias. O ambiente era mágico. E fui me envolvendo de tal forma que parecia de fato que ela tinha me lançado um feitiço. Depois daquele momento, uma ideia que estava martelando na minha cabeça desde que me conheço por gente enfim virou uma certeza: um dia, eu queria ser escritora, assim como ela. 
Recentemente, tive a oportunidade e o prazer de conhecê-la pessoalmente, justamente no mesmo local onde a vi pela primeira vez. Ela era exatamente como eu tinha imaginado: doce, carinhosa e com o mesmo brilho nos olhos de quando a conheci. Consegui um autógrafo no seu mais novo livro, "Por um Toque de Ouro", que terminei de ler recentemente e indico para todos os fãs de histórias fantásticas, como eu. A escrita é envolvente, gostosa, e a história é diferente de tudo o que já li: qualidades que essa leitora considera essenciais. 

Deixo aqui um pequeno resumo dos demais livros da Carol, para quem se interessar. E, para quem quiser saber mais sobre a história dela, basta clicar aqui

"A Fada": "Jovens costumam ganhar presentes caros, viagens ou festas surpresas em aniversários de 18 anos. Melanie Aine ganhou o falecimento do pai, o abandono da mãe, uma estranha tatuagem e a descoberta de que não era humana. Como se tudo isso não bastasse, Melanie descobriu que faz parte de um mundo onde seres mágicos existem e que sua vida comum na enevoada Londres estava com os dias contados. Agora ela terá que remexer no passado de sua família para descobrir que tem uma missão que lhe foi designada, encontrando um legado com segredos inimagináveis. A única parte recompensadora dessa história parece vir do encontro com um bonito homem misterioso, oriundo de uma família de bruxos poderosos. No entanto, a relação dos dois caminha em uma linha tênue entre afeto e fúria. Um afeto que pode levá-la à transcendência e à vida eterna. Uma fúria que pode conduzi-la à morte e ao esquecimento." 

"O Inverno das Fadas": "Existem pessoas normais em nosso planeta. Homens e mulheres simples que nascem e morrem sem deixar uma marca muito grande ou mesmo significativa na humanidade. Mas existem outros que possuem talentos inexplicáveis. Um brilho próprio capaz de tocar gerações. Como eles conseguem ter esses dons? De onde vem a inspiração para criar trabalho maravilhosos? São cantores com vozes de anjos, artistas com mãos de criadores e escritores imortais. Existe uma explicação para isso. Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, considerada musa para humanos talentosos. Ela é capaz de seduzir e inspirar um homem a escrever um best-seller ou criar uma canção para se tornar um hit mundial. A fada dá o poder para que a pessoa se torne uma estrela, um verdadeiro ícone, ao mesmo tempo em que se aproveita da energia do escolhido para alimentar-se. Causando loucura. E morte." 



"Feérica": E se uma fada se revelasse em um reality show? Violet Lashian tem apenas um objetivo: ser famosa em seu mundo. Mas quem nunca se seduziu por esse pensamento? Ignorada pelas fadas de uma sociedade que preza a padronização, a jovem de cabelos roxos decide abandonar seu sofrimento em busca de um lugar entre as estrelas de Hollywood. Bastidores de reality shows. Festas badaladas. Encontros amorosos com jovens milionários. Entrevistas em rede mundial. Fama instantânea, dinheiro e poder. De repente, a feérica se vê cercada pela realidade com que sempre sonhou. Mas será que Violet é capaz de manter a pureza de sua raça mágica em um mundo corrompido pelo deslumbre material? E quais seriam as reais consequências de sua revelação para a existência oculta de seu povo? Você descobrirá tudo isso e muito mais nos próximos capítulos deste livro." 

"O Reino das Vozes que não se Calam": "Sophie se esconde de todos e de si mesma: insegura, não consegue enxergar sua beleza e talento, e sente dificuldade em se relacionar com os outros. Seu dia a dia se perde entre os caminhos tortuosos dos que convivem com a depressão e o bullying e a jovem aos poucos vai se fechando na escuridão de seus pensamentos. Desamparada e sem coragem de lidar com seus problemas, ela acaba descobrindo um lugar mágico: um Reino onde as vozes não se calam e as criaturas encantadas se tornam reais. Um local colorido onde ela finalmente poderá se encontrar. Dividida entre a realidade e a fantasia, Sophie contará com a ajuda preciosa de um rapaz comum e uma guardiã encantada, que lhe mostrarão os segredos da alma e a farão decidir se vale a pena enfrentar seus medos ou viver em um eterno conto de fadas." 



"Por um Toque de Ouro": "Emily O´Connell nunca imaginou que pudesse ter um toque de ouro. Herdeira de uma das marcas mais luxuosas de sapatos e bolsas haute couture do mundo, sorte e glamour praticamente correm no sangue de sua família. Um dia, porém, Emily percebe que sua sorte talvez seja muito maior do que imagina. Na manhã seguinte ao feriado de St. Patrick, após ganhar milhões em uma noite de jogatina, a garota se vê vítima de uma tentativa de estupro. O que a tira das estatísticas policiais, no entanto, é a forma como ela consegue se livrar quase magicamente do perigo. Tudo se complica quando Emily conhece o misterioso e encantador Aaron Locky. Afinal, que segredos ele esconde por trás de seus cabelos compridos e de sua risada irônica? De algum modo, Aaron exerce sobre ela uma atração irresistível, como se uma aura de poder os cercasse e os unisse. Ele tem muito a ensinar a Emily, mas, entre todas as coisas, ela nunca imaginaria que poderia estar envolvida com uma tradição secular lendária."

Site oficial: http://www.carolinamunhoz.com/blog/ 

4 comentários:

  1. Oiee amor! Nova leitora aqui! <3
    Eu não conhecia esta autora, mas os livros dela tem temas bem interessantes! Vou tentar ler "Feérica" nas férias!
    xoxo

    http://be-like-a-rose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda flor!! Tenta sim, você vai curtir! :D

      Excluir
  2. Olá,
    eu já li o livro A Fada, mas confesso que não gostei muito da história. Mas morro de curiosidade de ler O inverno das fadas! *o*

    Tem sorteio de um layout lindinho lá no blog, participe!
    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sou da região de Campinas... pena que perdi esse encontro!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir