12 de agosto de 2015

5 livros para completar!

Já que estamos na vibe das 5 coisas, resolvi trazer pra hoje alguns livros interativos, ou seja, aqueles que você tem que seguir instruções para completa-los. O mais legal é que eles acabam servindo como aqueles de pintar: pra relaxar e esquecer um pouco da vida. Além do que você acaba fazendo coisas que nunca tinha feito antes, ou fazendo umas reflexões muito loucas. Por exemplo, eu tenho o "Uma página de cada vez", e uma das páginas me pedia pra parar um pouco e ver os carros passando na rua, e depois escrever como eu me senti fazendo isso. Achei meio doido no começo, mas me rendi e fiz o que o livro pedia. Acabei descobrindo uma coisa simples que me relaxa muito. Um outro que minha irmã tem, Destrua Este Diário, tem como proposta você colocar pra fora sua criatividade das formas mais diferentes possíveis. A ideia é acabar com a velha noção de que toda arte precisa ter um caráter perfeccionista.
E assim vai. E ai, ficou com vontade de ter um desses? Aqui vão 5 dicas:


1) Uma Página de Cada Vez - Adam J. Kurtz
"No seu primeiro livro, o artista gráfico americano Adam J. Kurtz usa provocações divertidas para fazer o leitor refletir sobre sua vida ao mesmo tempo em que testa a própria criatividade. Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida. O autor também pede para o leitor colar objetos inusitados nas páginas do livro e compartilhar nas redes sociais algumas das anotações feitas nele. Uma maneira espirituosa e lúdica de buscar o autoconhecimento." 

2) Destrua Este Diário - Keri Smith
"Um diário costuma servir para anotar ideias, memórias ou registros do cotidiano. Keri Smith, ilustradora e artista canadense, inventou um tipo diferente de diário, que exige do usuário uma interação mais inusitada. Com a proposta de estimular a criatividade e questionar convenções sobre a forma como lidamos com os objetos, Destrua este diário nos convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. A ideia surgiu quando Smith começou a refletir sobre o início da sua carreira como artista e percebeu que o perfeccionismo tão exaltado na nossa cultura era um grande empecilho do processo criativo. A experiência fez com que ela entendesse que é preciso esculhambar a monotonia e o lugar-comum para que o novo possa nascer." 

3) Termine Este Livro - Keri Smith
"Keri Smith, autora de Destrua este diário, estava passeando por um parque quando encontrou um livro de conteúdo profundamente misterioso. As páginas, soltas e embaralhadas pelo vento, pareciam incompletas, e a capa, quase ilegível, exibia as palavras “Manual de instruções”. Diante desse material curioso, ela decidiu transferir para outra pessoa o desafio de decifrar o que há por trás dessa história estranha. E é você, leitor, quem tem a missão de completar o conteúdo da obra desconhecida. Mas não se preocupe: Smith jamais o deixaria desamparado. Antes de revelar os segredos desse estranho manual, você precisa passar por um treinamento intensivo nas artes da espionagem e da investigação. Aprenda a decodificar mensagens criptografadas, reconhecer padrões ocultos no ambiente e usar a criatividade para dar a objetos comuns utilidades extraordinárias. Mais que um meio de estimular a imaginação, “Termine Este Livro” é uma reflexão delicada sobre a interação entre o leitor e a obra e como os livros se entrelaçam com nossas vidas." 

4) Eu + Você = Nós - Um Livro Para Preencher Junto - Lisa Currie
"'Eu + você = nós' é um livro interativo para dividir e preencher com uma ou mais pessoas especiais: amigos, namorado(a), familiares. Com enunciados que instigam conversas, troca de ideias e muita diversão, cada página deste livro foi pensada para ser preenchida a dois. Aqui não existem regras ou respostas erradas, basta apenas estar aberto para colocar no papel – com muitos lápis de cor e canetinhas – quaisquer pensamentos que vierem à mente. Quando finalizado, este livro se transformará em uma incrível cápsula do tempo que guardará suas melhores lembranças." 

P.S: Todas essas descrições são do site da Saraiva
 porque eu achei que elas traduzem exatamente a proposta dos livros! E lá os preços estão muito bons! (#ficadica) 

5) One Line A Day - Chronicle Books LLC
Esse é um pouco mais caro que os outros, e também é em inglês. Mas a proposta é incrível: é um livro de memórias para escrever todo dia, em uma linha, um acontecimento ou pensamento. E cada dia possui 5 linhas, uma para cada ano. Assim, você pode acompanhar seu desenvolvimento durante 5 anos. Bem legal, não? Eu amei, principalmente porque sou uma grande fã de relembrar momentos. 

2 comentários:

  1. Adoro livros interativos, apesar de não ter entrado muito naqueles de pintura.
    Eu tenho o Destrua Este Diário e quero muito terminar de completar. Todos parecem ser bem mais legais na descrição do que a proposta da capa. O que eu gostei mais foi esse último. Será que vende no Brasil?

    Último Biscoito.

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Estes livros assim é muito legal, eu por exemplo, gosto dos livros de colorir.
    Até, mais...
    JaqueVirtual...
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir