26 de agosto de 2015

Expressões de humildade


Humildade. Na definição do Houaiss: consciência das próprias limitações; simplicidade. Nas palavras do Aurelio: demonstração de respeito. E na cabeça desta que vos escreve: capacidade muito rara hoje em dia de perceber que nesse mundo ninguém é melhor do que ninguém, pois todos temos qualidades e defeitos nas mesmas proporções. 
Ta ai outra qualidade que eu admiro muito quando identifico em alguém; principalmente em artistas, que possuem todos os motivos do mundo para se acharem superiores. Por isso, reuni aqui 5 vídeos em que alguns dos meus famosos preferidos mostram que, por mais incríveis que eles sejam em suas áreas, no fundo são meros mortais como nós; e sabem disso.

1. Entrevista de Ed Sheeran:




Ed Sheeran: maior fenômeno do pop britânico, milhões de fãs ao redor do mundo, músicas que conquistam até os mais críticos. E, nessa entrevista, mais precisamente do minuto 7 em diante, ele mostra que nenhum artista nasce com um talento desse: é preciso muita prática e esforço para chegar lá. Mesmo esse ruivinho tão querido cantava muito "mal" no começo de sua carreira. A humildade nesse caso está em justamente mostrar que todo mundo começa do zero, desafina, não consegue ser reconhecido, para só depois de muita luta conseguir chegar em algum lugar. 

2. J.K. Rowling - Premiere do último filme da saga Harry Potter: 


"Nenhuma história vive a menos que alguém queira ouvi-la" Com essas palavras a mulher que marcou uma geração, criou um mundo só dela e mudou a vida de milhões de pessoas agradece a todos os seus fãs por terem estado com Harry até o final. Ela reconhece humildemente que jamais teria tido a fama e o reconhecimento que teve se não existissem pessoas para ler o que ela tinha a escrever. Quantos escritores hoje em dia saberiam reconhecer algo tão simples? Dou graças a Deus por uma das mentes mais brilhantes que eu conheço possuir essa qualidade que eu tanto admiro.
P.S.: Não consigo ver esse vídeo sem chorar. Milhares de pessoas gritando "obrigada" no final é demais pro meu coração potteriano e traduz exatamente os meus sentimentos por essa mulher. Obrigada pela minha infância, J.K. 

3. Entrevista Angelina Jolie para a BBC News:


Angelina Jolie é atriz, cineasta, roteirista, dubladora, autora, diretora, mãe e esposa. E no meio de tudo isso, ainda arruma tempo para fazer trabalhos voluntários e ajudar aqueles que mais precisam. A humildade está em deixar toda a sua vida luxuosa para colocar-se em situações muito difíceis, tudo pelo bem de pessoas que ela nem mesmo conhece. Nessa entrevista, ela ainda conta que, depois de ver a situação que muitas pessoas são obrigadas a viver, ela percebeu o quão sortuda é e sentiu-se na obrigação de ser uma pessoa melhor. 

4. Entrevista John Green para o Depois dos Quinze:



John Green entra na lista de meus escritores favoritos, mas também na lista de minhas pessoas favoritas. Em suas entrevistas, em especial esta para o blog da Bruna Vieira, ele se mostra uma pessoa super humilde ao falar de seus livros e topar conversar de uma forma super descontraída e divertida. Você nunca conseguiria olhar para esse cara e falar que ele alguma vez se sentiu superior aos outros, mesmo com o sucesso de suas publicações; ele simplesmente irradia humildade.

5. Um dos últimos vídeos da Esther Grace para seu canal no Youtube:


Eu entendo que muitos podem estar cansados de eu falar tanto da Esther aqui, mas não podia faltar esse vídeo para fechar essa lista. Esther sempre foi vista como um exemplo de força pelas pessoas que a conheciam, mas, antes de tudo isso, ela era uma menina normal. Nesse vídeo, ela fala que sente que está enganando os outros, porque nem sempre é essa pessoa perfeita que todos pensam; ela também fraquejava às vezes, e tem a humildade de admitir isso. Quantos de nós teríamos a coragem de admitir nossos defeitos assim, não é mesmo?

Humildade: tantas definições, tantas formas de reconhece-la. E para você, quem são seus exemplos de humildade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário