2 de setembro de 2015

Zumba: uma forma divertida de praticar exercício!

Quando ouvi falar do Zumba pela primeira vez, não dei muita atenção, porque não achei que era pra mim; nunca foi do tipo fitness, admito. Mas fui fazer uma matéria para a faculdade sobre o evento que acontece todo domingo na Lagoa do Taquaral aqui de Campinas, o Domingo Fitness, e acabei entrando em contato com essa forma criativa de incentivar as pessoas a praticar mais exercícios físicos: dançando!

Um pouco da história:
Para quem não sabe, Zumba é um exercício aeróbico e ao mesmo tempo uma dança que mistura elementos de diferentes ritmos. Foi criado pelo bailarino e coreógrafo colombiano Alberto Perez, que durante suas aulas achou que faltava mais interação e socialização entre seus alunosQuando, em 2001, o colombiano se mudou para os Estados Unidos, ele levou seu estilo de ginástica e junto com dois empresários, também da Colômbia e também chamados Alberto, criou a empresa Zumba Fitness, com a ideia de levar a modalidade para as grandes massas. A partir disso, surgiram os DVDs de tanto sucesso, resultando em uma demanda por instrutores de zumba, e o negócio só cresceu.

Domingo Fitness, aula com o professor Rafael Varandas

Os benefícios da dança são inúmeros e vão muito além do corpo: além de todo o benefício do exercício físico, do emagrecimento, do trabalho cardiorrespiratório, a Zumba trabalha a coordenação motora e também a parte social, com dinâmicas em grupo e interação do professor com os alunos. Além disso, segundo o professor de educação física Rafael Varandas"no Brasil, nós temos só 4% da população ativa, o resto é tudo sedentário. Mas a Zumba hoje está tirando muitas pessoas do sedentarismo e trazendo elas para a prática de exercícios físicos." 

Coreografia - Uptown Funk - Canal prof.Rafael:clique aqui 

Aqui em Campinas, temos o evento gratuito já mencionado no começo desse post, o Domingo Fitness, que acontece todo domingo às 9h30 e conta com professores de várias academias de Campinas. Além disso, a academia ELO oferece um programa só de Zumba. Oportunidades não faltam pra você se divertir, dançar e ainda queimar algumas calorias! É tão gostoso que você nem sente que está praticando exercício. Recomendo muito! #Fitness

Nenhum comentário:

Postar um comentário