9 de novembro de 2015

Aprenda com a alegria



Domingo passado, estava na sala da casa dos meus tios lendo um livro enquanto passava "Esquenta" na TV. Eu não ligo muito pra esse programa, mas meu detector de inspirações para textos captou a seguinte frase da apresentadora Regina Casé (não exatamente com essas palavras, mas a mensagem foi essa): "Na vida, a gente só aprende com a tristeza. Que bom seria se conseguíssemos aprender com a alegria também".

Fiquei pensando no quão verdade isso é. Já ouviu alguém falar que aprendeu a valorizar mais as coisas depois que passou por uma situação BOA? Muito raro. A gente só aprende com a tristeza mesmo. Valorizamos as pessoas quando perdemos, e não quando passamos por momentos incríveis com elas. Valorizamos a nossa vida quando estamos doentes, e não quando nossa saúde nos permite fazer tudo o que temos vontade. Até mesmo nossa escola: queremos tanto que acabe às vezes, mas quando acaba, olhamos pra trás e nos damos conta que poderíamos ter valorizado mais quando nosso problemas se resumiam a ir bem em uma prova (acreditem, eu sei). Quase nunca paramos e pensamos: nossa, o dia foi tão bom que vou passar a valorizar mais tudo o que eu tenho. Ai a vida cansa de bancar a boazinha e nos dá um tapa na cara para acordarmos, e achamos ruim. Vai entender...

Proponho o seguinte para vocês essa semana: vamos aprender mais com a alegria. Afinal, os momentos bons tem lições para passar tanto quanto os ruins. Não espere a dor para enxergar todo o valor que precisamos dar para as coisas. Ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário