13 de novembro de 2015

Doce & Forte

"Being both soft and strong is a combination very few have mastered."

Fui procurar quem tinha escrito essa frase e não achei: o google atribuiu a autoria para várias pessoas diferentes. Fico devendo essa pra vocês.

Vamos à reflexão. Vou usar muitas generalizações, embora não acredite nelas. Mas será necessário para não precisar ficar acrescentando as palavras "quase" e "a maioria". Ok?

Sabem porque as crianças são doces? Porque elas ainda não tiveram que ser fortes na vida. Os desafios que elas enfrentaram em tão curto espaço de tempo nesse mundo ainda não foram capaz de tirar aquele brilho nos olhos de quem é encantado com a vida. E sabem porque tão poucos adultos são doces? Justamente porque já passaram por muita coisa. Tanto que não acreditam mais em gentileza, em educação, em solidariedade. Já foram tão judiados que todo o brilho se foi. E isso é tão triste, né? Mas a verdade é essa: poucos conseguem conquistar sua força ao superarem momentos difíceis e continuarem doces. A vida nos deixa amargos, azedos. Estraga nossa composição natural com vários ingredientes horríveis, como perda, mágoa, culpa, desespero, entre outros. O certo era a gente não deixar. Era a gente entender que, só porque o mundo é injusto e cruel, não significa que precisamos ser também. Era a gente não deixar de lado a gentileza e a educação só porque alguns poucos (ou mesmo muitos) não souberam valorizar. Faltam pessoas doces no mundo, isso é certo. Quem ai topa colocar um pouco de açúcar na vida? 

PS: para os literais de plantão, eu sei que a tradução de "soft" na verdade é "macio", mas eu interpretei como "doce" para manter a metáfora. 

Um comentário:

  1. Eu passei muito tempo tentando me reeducar ou me inibindo por causa do meu jeito que é assim. Às vezes as pessoas me contradiziam e eu pensava "por que só eu penso dessa forma?", eu simplesmente não conseguia concordar com a maioria das pessoas (quando estávamos crescendo). Agora eu entendo. Me identifico com cada coisa, você sabe.
    Beijo, Ana ♥

    ResponderExcluir