23 de novembro de 2015

Todo mundo é um gênio


“Everybody is a genius. But if you judge a fish by it’s ability to climb a tree, it will live its whole life believing that is is stupid.” - Einstein


De todas as frases que tenho coletadas no meu caderninho, essa é uma das minhas favoritas. Afinal, ela se aplica perfeitamente na nossa realidade: hoje em dia, nosso sistema de educação julga as pessoas pelas suas habilidades de memorizar informações. Eu particularmente nunca fui boa em memorizar, mas sim em entender como as coisas funcionam. E, durante muito tempo, me achava estúpida por não conseguir decorar tudo o que precisava para ir bem em uma prova, ou mesmo no vestibular. Mas ai dois eventos aconteceram e me fizeram ter uma ideia diferente de mim mesma: entrei na faculdade e encontrei essa frase. Na faculdade, eu descobri a minha facilidade em memorizar e entender as matérias, porque eu gostava e porque tinha facilidade. E, com a frase, entendi exatamente isso: todo mundo é muito bom em alguma coisa, e deve se sentir orgulhoso(a) disso, independente do que os outros consideram relevante. Todo mundo é um gênio: a questão é encontrar aquilo que você gosta e sabe fazer muito bem, e deixar que isso te defina, e não aquilo que você tem dificuldade. E, no final, todo mundo é essencial para o mundo de alguma forma: exatamente por isso que somos tão diferentes.

Um comentário:

  1. Eu me sentia da mesma forma que você. O engraçado é que eu nunca me culpei por não conseguir entender, sabe? Porque eu sempre tive esse pensamento de que não era que eu fosse ignorante, eu apenas não gosto :)

    ResponderExcluir