2 de janeiro de 2016

Indicação de livro: série Instrumentos Mortais


Essa série de seis livros que eu acabei conhecendo por acaso com certeza está na minha lista de preferidas. Uma mistura perfeita de ação, magia, romance e um toque leve e especial de comédia é o que define essa história que me conquistou por diversos motivos.


Primeiro, os livros possuem uma característica cuja falta eu sempre critico em vários outros: as coisas não acontecem de uma hora pra outra. Não sei se vocês já perceberam, mas vários romances, por exemplo, começam e ficam intensos em um pequeno intervalo de tempo, muitas vezes sem nenhuma explicação. Na série, o amor de Clary e Jace, os personagens principais, cresce conforme nós vamos lendo e acompanhando todos os seus altos e baixos. 

Segundo, todos os mistérios e todos os passados dos personagens são cuidadosamente explicados e conectados. Existem histórias que colocam tantas dúvidas na nossa cabeça que no final parece que até mesmo o escritor(a) se perdeu no meio e esqueceu de explicar todas elas. Isso não acontece em Instrumentos Mortais; a autora desenhou a trama de forma que tudo se encaixa perfeitamente. 

Terceiro, nada de lições clichês. Aqueles ensinamentos que todo livro te passa são passados aqui com o uso de palavras combinadas em frases originais, que caem como uma luva em situações cotidianas que nós passamos. Quer um exemplo?
"Ou talvez seja o fato de coisas belas serem tão facilmente quebradas pelo mundo."


Esse mesmo uso incrível de palavras me leva ao quarto e último motivo: Cassandra Clare (a autora) consegue descrever sentimentos melhor do que muita gente. Ela escreve o que os personagens estão sentindo de forma tão profunda que não tem como você não parar e pensar: eu já me senti desse jeito também. E, pelo menos pra mim, muitas vezes ver escrito em algum lugar exatamente o que seu coração sente te ajuda a lidar com isso de uma forma muito melhor. Talvez porque você acaba se compreendendo de uma forma mais clara e profunda.

Aqui está uma pequena sinopse, caso queiram saber um pouco mais. Os livros vão virar uma série que vai estreiar nos EUA dia 12 de janeiro. 
"O mundo que conhecemos oculta segredos que nem imaginamos. Demônios, anjos, vampiros, fadas, feiticeiros e lobisomens estão entre nós, e somente os seres conhecidos como Caçadores de Sombras garantem a paz e a segurança dos mundanos. Clarissa Fray nunca tinha sequer sonhado que tudo isso existia, até presenciar um assassinado em uma balada cometido por três adolescentes com marcas estranhas no corpo. A partir dai, sua vida iria mudar de uma forma que ela nunca tinha imaginado.

E lembram-se: todas as histórias são verdadeiras."

2 comentários:

  1. Eu sempre tive interesse nessa série, Mas sempre ficava insegura pensando que não ia gostar. Outro dia eu vi o primeiro filme no Netflix e me apaixonei!! Agora vou com certeza ler os livros! Me diz uma coisa, o filme é muito diferente do livro? Beijos

    www.sonhodemargarida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, leia sim, você não vai se arrepender! O filme é bem diferente dos livros, mas a essência deles é a mesma! <3

      Excluir