11 de março de 2016

Cuide do seu coração

"Inteligentemente, o coração foi posto na altura do peito, significando que, antes de outros, ele precisa primeiro do colo do próprio dono." - Moreno Pessoa

Vamos ser honestos: o mundo dança em cima do nosso coração como se ele fosse um sambódromo. Mesmo aquelas pessoas para as quais a gente o entrega na esperança que vão cuidar bem, acabam machucando-o uma vez ou outra. Às vezes intencionalmente, às vezes sem querer. A verdade é que somente nós mesmos sabemos cuidar desse serzinho tão frágil, mas ao mesmo tempo, tão forte. 

Nós sabemos do que ele precisa quando está triste, desanimado ou ansioso. Nós sabemos a quem recorrer para nos ajudar a cuidar dele em situações específicas. Nós que sentimos também quando ele está todo feliz, pulando dentro do nosso peito, e cabe a nós manter essa felicidade pelo maior tempo possível. Nosso coração é a nossa parte mais essencial, e por isso mesmo, nossa responsabilidade. Não culpe os outros por não saberem cuidar dele como você: eles não sabem o que ele já passou, sofreu, traumatizou ou comemorou. Você sabe, e por isso entende. Entende cada dorzinha e cada alegria que se manifesta aí dentro. 

O que eu quero dizer com tudo isso? Cuide de você mesmo, porque ninguém vai cuidar melhor. As pessoas podem até te ajudar, mas na maior parte do tempo, você terá que cuidar do seu coração sozinho(a). Vai ter que aprender a não machuca-lo, a acalma-lo e a alegra-lo. Aprenda, porque ele precisa primeiro de você.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário