29 de abril de 2016

Injeção de positividade

"A única pessoa bloqueando o caminho da sua felicidade é você" - Once Upon a Time

Atenção: se você está tendo um dia ruim, leia esse post. Mas se está tendo um dia tão ruim a ponto de não ter nem saco pra aguentar excesso de otimismo alheio, nem continue. 

Vamos lá. Queria propor para essa sexta-feira que você que está lendo esse texto agora pense no que está bloqueando a sua felicidade nesse exato momento. Pare e faça uma reflexão sobre todas as áreas da sua vida e veja o que realmente está te incomodando e te tirando a paz. Agora, pense no que você pode fazer para mudar isso. Pense se realmente essas coisas negativas tem o poder de tirar a sua vontade de aproveitar as coisas positivas. Acho que o que eu quero dizer é: vale mais a pena sofrer ou ser feliz? 

A verdade é que quem bloqueia a nossa felicidade são os nossos próprios pensamentos desgovernados. Quando a gente não controla, eles tendem a focar em tudo o que não está certo na nossa vida e nos impedem de enxergar que existe sim muito pelo qual agradecer. Quer ver? 

Poxa, é sexta! É dia de comemorar a nossa saúde, as pessoas que temos na nossa vida e que nos enchem de amor e força (seus pais, seu namorado, sua namorada, seus amigos, seus irmãos), os nossos pequenos privilégios (ter roupa quentinha para vestir nesse frio, poder comer coisas gostosas quando sentimos fome, poder ter um descanso no meio do dia, poder dar e receber carinho) e até mesmo as nossas responsabilidades, que estão aí para ocupar nosso tempo e muitas vezes evitam que a nossa cabeça pense em mais coisas ruins. E depois vem o final de semana, quando podemos descansar mais e fazer tudo o que gostamos (cinema, livros, Netflix, filmes, escrever, sair, e por aí vai). E depois começa mais uma semana, ainda bem: mais sete chances para vivermos da melhor forma possível, sempre desbloqueando o caminho para a nossa felicidade com pequenas (e às vezes grandes) coisas. 

Claro que ninguém consegue ser tão otimista assim sempre. Mas se nos esforçarmos de vez em quando e tentarmos sempre pensar no lado positivo de cada dia, seja sexta, seja segunda, quem sabe a gente não consiga inverter a situação de pensar sempre naquilo que está ruim, ao invés do que está bom? Vale a tentativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário