7 de setembro de 2016

Dicas: pequenas ações que mudam nossa qualidade de vida

É incrível como só quando acontecem certas coisas conosco que nós decidimos mudar alguns hábitos diários tão simples, mas ao mesmo tempo tão importantes para a nossa saúde. Recentemente, adquiri uma dor bem chata no braço direito e no lado direito do meu ombro, frutos de muitos momentos escrevendo resumos da faculdade e digitando para o trabalho. Soma-se a isso ao meu histórico familiar de problemas nas costas, e vocês já podem imaginar a minha preocupação em reverter essa situação. 

Por isso, decidi trazer hoje para vocês algumas ações que sabemos que devemos fazer todos os dias, mas que deixamos de lado muitas vezes por esquecimento ou por simplesmente não acreditarmos na importância delas. 

Conselho de amiga: não façam isso.
E esse post vai ficar bem a cara de sites de qualidade de vida mesmo. Não tem problema, contanto que vocês sigam as dicas. 

1) Beber bastante água.

Vamos começar pela dica mais básica da história das dicas. Se você sabe que é importante beber dois litros de água por dia, mas não entende exatamente o porquê, o nutricionista Gabriel Cairo Nunes (clique aqui para ver a matéria completa no site da Uol) explica: o líquido ajuda o organismo a eliminar as impurezas e melhora a circulação sanguínea, evitando o aparecimento de celulites; favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio celular; evita os inchaços; auxilia no processo de digestão e melhora a prisão de ventre; entre outros benefícios. 

2) Passar creme nas pernas e braços depois do banho.

Segundo a pediatra Ana Maria de Oliveira (vulgo: minha mãe), uma pele ressecada fica mais propensa a se machucar. A hidratação preserva a elasticidade e evita lesões, alergias e manchas. 

3) Alongar de tempos em tempos enquanto está trabalhando ou estudando.

Apresento-lhes a dica que eu esqueci de seguir e estou sofrendo as consequências. De acordo com o site Mais Equilíbrio, alongar durante o dia combate o estresse, aumenta a capacidade de concentração, facilita os movimentos diários, diminui tensões e dores musculares e reduz o risco de lesões. 
Vão por mim: não esqueçam de se alongar. 

4) Passar fio dental.

Sei que a preguiça em seguir essa dica domina. Mas façam como eu e se comprometem a passar fio ou fita dental pelo menos depois de uma refeição. Peçam ajuda para um profissional que ele vai te mostrar a forma correta de usar (não, não basta colocar e tirar do meio dos dentes, ok?), e assim você vai evitar sangramentos, cáries e outras complicações que vão te levar para uma visita nunca agradável a temida cadeira do dentista. 

5) Durma cedo sempre que possível. 

Claro que, na prática, muitas coisas nos impedem de ir pra cama no horário que gostaríamos. Mas sempre que possível, tente descansar pelo menos 8h por dia. Se já está tarde e você está fazendo algo que pode ser resolvido depois, deixe para amanhã. Afinal, a nossa saúde é mais importante do que adiantar nossas responsabilidades, e dormir bem fortalece a memória, favorece o desempenho físico, diminui o risco de doenças cardiovasculares e combate a hipertensão.
Informações do site Minha Vida.

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