4 de dezembro de 2016

Como melhorar o seu inglês


Hoje em dia, saber falar inglês é um requisito essencial para se destacar em inúmeras áreas e oportunidades de emprego. Esse ano tivemos as Olimpíadas Rio 2016 e, segundo uma notícia do
Terra, o evento mostrou que quem está preparado para interagir e se comunicar com o mundo se destaca e tem melhores oportunidades profissionais. 

Mesmo assim, apenas 5% dos brasileiros falam o idioma, e menos que 1% apresentam algum grau de fluência, segundo pesquisa do British Council. O que acontece é que, quanto mais velho você fica, mas acredita que não tem tempo para praticar a língua, e esquece o quanto ela é essencial para o seu futuro profissional. 

Eu fiz oito anos de curso na Cultura Inglesa, mas depois que entrei na faculdade, fiquei um ano sem praticar. Eu sentia que não precisava mais. Porém, esse ano, por insistência dos meus pais, comecei a fazer aulas particulares e só aí percebi o quanto eu estava travada e precisava relembrar várias coisas. 

Claro que a facilidade em falar inglês varia de pessoa para pessoa. Se você, assim como eu, precisa de um empurrãozinho, eu aconselho reservar uma hora da sua semana para algum curso, ou mesmo aulas particulares como eu. 

Mas se você acha que já sabe tudo o que precisa, existem formas de praticar a língua em casa e de uma forma bem divertida! Olha só:

1. Repetir expressões de filmes e séries que você gosta:
Como transformar o seu vício em séries em algo útil: usando os episódios para treinar inglês. Minha série favorita é The Big Bang Theory, e apesar dos personagens usarem muitos termos complicados e associados à física, eu adoro repetir em voz alta toda vez que eles usam alguma expressão do cotidiano. Isso me ajuda a entender algumas variáveis da língua que não são ensinadas nos cursos, mas que são um ótimo complemento para conversar com os gringos em conversas informais quando vier uma oportunidade. 

2. Canal do Youtube: Inglês com Séries


Falando em séries, esse canal ensina inglês de uma forma clara, fácil e, a melhor parte, usando diálogos e frases dos programas! Tem "Game of Thrones", "Friends", "The Big Bang Theory", "Once Upon a Time", "Todo Mundo Odeia o Chris" e muitas outras. Olha só esse exemplo de "Stranger Things". 

3. Ler um livro em inglês:
Para essa dica, o legal é começar com um livro que você já leu ou conhece a história. Dessa forma, você não fica perdido ou desmotivado para continuar! O próximo desafio é comprar um livro que você não sabe nada sobre e tentar entender todo o enredo. Não esqueça de deixar do seu lado um dicionário para procurar as palavras que você não sabe; ou grife-as e procure depois que terminar o capítulo, para não atrapalhar a sua leitura com muitas pausas. 

4. Tentar entender a letra das músicas sem colar no Vagalume:
Sabe aquela música em inglês que você sabe de cor e salteado? Então, já tentou ouvi-la com mais calma para tentar entender todas as suas palavras e expressões? Tente! Comece com algumas mais lentas e fáceis (como "Love Yourself", do Justin), depois coloque uma mais rápida, outra que você nunca escutou antes, e assim por diante! Só não vai colar no Vagalume; consulte o site só depois que você tentou adivinhar toda a letra!
Quer jeito mais gostoso de praticar a sua compreensão da língua?

5. Site Lyrics Training
Na Cultura Inglesa, os professores usavam bastante esse site para fazer uma atividade mais descontraída na aula. Basicamente, você precisa completar a letra de uma música enquanto ela está tocando; se você errar, ela para. O desafio é fazer tudo sem deixar parar nenhuma vez! Um nível mais hard para você tentar depois que já treinou bastante a dica de cima, já que essa envolve um tempo limite e saber escrever com precisão a palavra em inglês. 

E você, tem alguma outra dica pra treinar o inglês em casa? Me conta! 

2 comentários:

  1. Poxa, estou tentando aprender inglês por conta própria!
    E esse post caiu como uma luva pra mim, vou tentar por as dicas em pratica. ♥

    http://seismilmilhas.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii que ótimo Sarah!! Fico SUPER feliz que esse post tenha chegado na hora certa, e espero que as dicas te ajudem ♥

      Excluir