28 de dezembro de 2016

Resenha do filme: Invasão Zumbi


Diretor:
Sang-Ho Yeon
Elenco: Gong Yoo, Yumi Jung, Dong-seok Ma, Eui-Sung Kim
Duração: 1h58min
Classificação pessoal: 4/5
Decidi assistir esse filme, que está passando nos cinemas, por dois motivos: primeiro, eu amo zumbis. Juro que me divirto com a confusão que eles conseguem provocar em poucos minutos. Segundo, porque eu sempre assisto filmes americanos, e uma vez ou outra, brasileiros; estava na hora de dar uma chance para produções orientais. 

Posso dizer que minha primeira experiência assistindo um filme coreano foi fantástica. Apesar da dificuldade maior em entender os diálogos (já que, quando assisto filmes em inglês, não dependo tanto das legendas porque sei a língua), o filme é mais focado na ação do que nas falas. Para falar a verdade, elas são poucas. 

"Invasão Zumbi", como o próprio nome já indica, trata de uma epidemia que começou em uma cidade coreana e rapidamente se espalhou pelo país. Os infectados estavam em vários lugares; até mesmo em um trem de alta velocidade em que se encontrava o empresário Seok-woo e sua filha. Viciado em trabalho e com problemas para se aproximar da criança, Seok cede o seu pedido de leva-la para passar um tempo com a sua mãe. Apesar de já no começo reprovarmos as atitudes do empresário, o filme nos mostra que os pais são capazes de tudo pelo seus filhos: desde trabalhar muito para lhes proporcionar uma vida confortável até dar uma surra em um bando de zumbis. 

O clima tenso começa quando a infectada que entrou no trem faz sua primeira vítima. A partir daí, a luta pela sobrevivência dos demais passageiros, principalmente de Seok, sua filha e alguns aliados que vão fazendo ao longo do filme, nos deixa completamente vidrados na tela e, no meu caso, quase gritando para os personagens pararem de encarar os zumbis e simplesmente correr. No meio de sangue, gritos, desespero e medo, a pequena menina, única criança no meio de adultos medrosos e egoístas, nos dá uma lição de altruísmo e de como em situações como essa não se pode pensar em "cada um por si": é "um por todos e todos por um" para garantir a sobrevivência do maior número possível de seres humanos. Afinal, não cabe a nós dizer quem merece ser salvo ou não. 

Minha única crítica é justamente em relação à tensão que o filme causa. Apesar de ser peça-chave para qualquer filme de zumbi, achei um pouco demais para meu coração fraco. No final, eu quase não conseguia mais assistir, de tanta desgraça que estava acontecendo. 

No mais, só posso dizer que, para uma fã de zumbi, "Invasão Zumbi" é um prato cheio. Os atores são ótimos e as criaturas, medonhas e reais. A combinação de ação, suspense, terror e reflexões sobre as limitações humanas me fez, mais uma vez, refletir o que eu faria nessa situação. 

Talvez eu só correria mesmo. Pernas pra que te quero!

4 comentários:

  1. Nossa, será que ainda tá nos cinemas? É bem dificil um filme oriental acabar vindo pros cinemas do ocidente, e eu adoraria ter a experiencia no cinema ... E eu adoro o terror do oriente, eles sempre pegam muito pesado, então é algo muito impactante na maioria das vezes!

    www.leitecombiscoitos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está passando siiim! Assista, vale muito a pena! É bem impactante, os zumbis são muito bem feitos, mas pessoas mais medrosas (como euzinha) conseguem assistir! :D

      Excluir
  2. Excelente resenha!!

    Eu não estava dando muita trela pro filme por conta do seu título em PT-BR, meu subconsciente me dizia que seria mais um filme clichê. Ainda bem que a curiosidade de assistir foi maior! rs

    Poderiam ter aderido um título melhor ao filme, já que ele não se trata apenas da infecção zumbi em seu enredo. (Opinião minha)

    Adorei o blog, Ana Luisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camy, confesso que eu também estava com medo de ser mais um filme clichê sobre zumbis! Mas nessas horas a curiosidade fala mais alto né, e nossa, foi muito melhor do que eu esperava!

      Também acho que o título podia ser melhor, mais criativo na minha opinião!

      Muito obrigada, fico super feliz que tenha gostado! Volte sempre!! <3

      Excluir