22 de fevereiro de 2017

Resenha do livro: Um Lugar na Janela 2


Eu comprei este livro em dezembro do ano passado por duas razões: primeiro, porque amo todos os textos da Martha Medeiros, o que não é segredo para ninguém que me conhece e/ou acompanha meu blog. Segundo, porque ela estaria em São Paulo na época autografando este novo lançamento e eu jamais poderia perder a chance de conhece-la.

Depois de dar uma certa atenção para outros livros que estavam esperando aqui em casa, comecei e acabei este agora em fevereiro. Ele é dividido em relatos sobre algumas viagens que a autora fez ao redor do mundo. Gostei especialmente do capítulo sobre o intercâmbio que Martha fez em Londres, porque é uma cidade que eu morro de vontade de conhecer e, ao ler como foi a experiência, tive vontade de fazer minhas malas e já programar a viagem. O simbolismo que ela dá para a viagem a Cascais, em Portugal, também é maravilhoso e envolvente. Além disso, fiquei encantada com a aparente facilidade que Martha tem de se sentir a vontade em países totalmente diferente do Brasil (na Itália, ela e a filha passaram por vários lugares sem medo de se perder ou não conseguir se comunicar, pelo menos assim me pareceu) e de descrever tudo o que aconteceu com a sua escrita inteligente e cheia de metáforas que eu tanto amo. 

Porém, preciso dizer que não é exatamente o tipo de livro que prende cem por cento da minha atenção. Textos descritivos são cansativos de ler porque o ritmo é mais lento. Mesmo relatando experiências incríveis com reflexões e comparações geniais e dando dicas de passeios e lugares, acredito que a autora poderia ter dando um pouco mais de velocidade para a leitura em determinados capítulos para prender mais os leitores. 

No geral, é um livro indicado para todos que amam viajar e querem saber o que se pode encontrar em diferentes partes do mundo. A lição que fica? Sempre que tiver a oportunidade, conheça lugares novos e se jogue completamente nos atrativos que eles tem a oferecer e, principalmente, na cultura da população. 

2 comentários:

  1. Que legal! Adoro relatos de viagem (enquanto não posso fazer as minhas próprias viagem, viajo na dos outros hahaha).

    Beijos,
    Mayelle | www.infinitosdetalhes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Viajo do meu sofá graças aos meus livros <3

      Excluir