10 de abril de 2017

Resenha do livro: Depois de Você


Autor:
Jojo Moyes
Número de páginas: 318
Ano de lançamento: 2016
Editora: Intrínseca
Classificação pessoal: 3,5/5

Depois de todo aquele meu romance com "Como eu era antes de você" (que eu contei neste post aqui), não podia deixar de ler a continuação e descobrir o que Louisa Clark fez com sua vida após a morte de Will. Escolhi este livro para a minha leitura do mês de março e trouxe para vocês a minha opinião. 
"Não pense muito em mim. Apenas viva bem. Apenas viva." Esta foi a mensagem que Will deixou antes de partir deste mundo. Decidida a seguir o que ele queria, Louisa pegou o dinheiro que ficou para ela como herança e viaja em busca de novas aventuras. Porém, alguns meses depois, aluga um pequeno e sem graça apartamento em Londres e começa a trabalhar em um bar de aeroporto, estabelecendo uma nova zona de conforto, com a única diferença de não estar mais morando com seus pais. Também contra o desejo de seu perdido amor, ela pensa constantemente nele e na decisão que tomou de respeitar seu desejo. 
Mas claro que as coisas não ficariam por isso mesmo. Uma sequência de fatos e uma pessoa em especial aparecem para tirar Lou de sua vida repetitiva e mostrar que nem tudo está acabado. 
Algumas considerações negativas: eu também não segui o conselho de Will e pensei bastante nele durante a leitura. Sentimos, sim, a falta de seus comentários, do seu charme e da sua presença marcante. Além disso, depois de tudo o que aconteceu, não consegui não deixar de sentir uma certa irritação pelo fato da Louisa não pensar nem um pouco nela, apenas em outras pessoas. Em certos pontos, concordo com Treena, sua irmã mais velha que passa a história todo criticando suas escolhas. No mais, o que posso dizer sem dar spoilers é que existe um certo envolvimento amoroso que, na minha opinião, aconteceu rápido demais. 
Agora, vamos aos elogios. Antes de mais nada, quando você lê a orelha do livro, jamais imagina que o que vai mudar a vida de Louisa é algo muito diferente do esperado. As frases inteligentes e engraçadas (que, eu acredito, são características da escritora) também nos arrancam risos e o enredo tem muitas ações e poucas descrições, o que o torna mais rápido e fácil de ler. Tentando suprir a falta de Will, Jojo Moyes me deu o doce Sam e a inconstante Lily, cada um, a sua maneira, recheando a vida de Lou e a história. Quem eles são e o que eles fazem, obviamente, não contarei.
Claro que não é tão tocante quanto o primeiro. Mas eu recomendo do mesmo jeito, pois, entre outros ensinamentos, este livro me mostrou como é, sim, possível seguir em frente mesmo sem a pessoa que amamos, já que existem muitas outras que precisam de nós e do nosso carinho. 

Um comentário:

  1. Não li o livro "como eu era antes de você", mas assisti ao filme. E que filme, um dos melhores que já assisti! Imagino que o segundo livro também deve ser ótimo. Um beijo!! <3

    www.blogfeeminices.blogspot.com

    ResponderExcluir