4 de agosto de 2017

Refazendo laços

"Precisa melhorar. A forma como cuidamos uns dos outros. Precisa melhorar de alguma forma." - 13 Reasons Why

O mundo está uma loucura. E eu não afirmo isso, obviamente, como algo bom. Porque, quando eu penso em como me sinto perdida às vezes, lembro que, na verdade, todo mundo está. Estamos imersos em um grande caos de inveja, descaso e desorientação. As amizades são baseadas no interesse, os amores são passageiros e a família, desvalorizada. Os laços se perdem e as pessoas acham que conseguem conquistar a felicidade sozinhas, buscando apenas as próprias realizações. Mas não dá. Ninguém é feliz sozinho. E é aí que entra o desespero, quando se acredita que não há mais nenhum lugar para correr. 

Mas, no meio de tanta negatividade, vem uma luz no fim do túnel. Ela se chama "cuidado". Cuidar dos poucos que estão do seu lado. Ir atrás deles para saber como estão. Perguntar sobre o dia. Querer saber sobre as suas dores e frustrações. Compartilhar suas próprias preocupações. Ajudar sempre que estiver ao alcance. Demonstrar, de diferentes formas, que você está ali e que eles não estão sozinhos. Fazer críticas construtivas quando necessário. Saber lidar com as diferenças de forma gentil. Resolver os problemas na base da conversa e compreensão. Refazer os laços, ou deixá-los mais forte. 

Assim, juntando a sua luz com a luz dos outros, forma-se um grande clarão no meio dessa enorme escuridão a nossa volta. Desse jeito, todos se encontram novamente. E pelo menos o nosso mundo deixa de ser uma completa loucura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário