9 de fevereiro de 2018

Beleza das coisas

"A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla". - David Hume 


Tempos atrás, minha irmã ganhou de presente da minha avó um girassol. É a flor favorita dela e a minha também. Quando eu cheguei na sala e vi toda aquela boniteza amarela, na mesma hora meu dia ficou mais iluminado. Talvez eu seja considerada meio tontinha por achar qualquer motivo pra ser feliz. Mas essa sensação de alegria que me domina quando me deparo com algo tão lindo é uma das coisas que dão sentido a minha vida. Porque é um dos meus valores mais preciosos, que veio ao mundo comigo e eu tenho orgulho de cultivar todos os dias. 

Se você não nasceu, digamos, boba alegre igual eu, não se preocupe: é algo que dá para desenvolver facilmente. Basta abrir seus olhos, da forma mais lírica possível, para as belezas que a vida esconde por aí - de propósito, pois o que ela quer é que apenas os que tem força de vontade consigam enxergá-las. 

Quer uma ajuda? Vamos lá. Garanto que, ao sair de casa hoje, você se deparou com flores coloridas. Não precisam ser girassóis, podem ser aquelas bem tradicionais, que dão em qualquer jardim.  A verdade é que, de tão comuns, ninguém repara nelas. Mas se você prestar atenção, vai perceber o quanto são lindas de jeitos diferentes. Nada de flores? Olhe para o céu. Que tal tentar encontrar formas imaginárias nas nuvens, ou identificar as constelações nas estrelas?

Também tenho certeza que você foi testemunha de algum gesto de gentileza. Um motorista abrindo a janela do carro para doar dinheiro para os pedintes do semáforo. Uma pessoa segurando a porta para a outra passar. Um sorriso seguido de um "obrigado". Alguém que derrubou um monte de coisas no chão e um desconhecido se abaixou pra ajudar. Quer coisas mais bonitas de se ver?

Ah, sem contar as pequenas alegrias que fazem um dia valer a pena. Uma criança correndo para abraçar a mãe. Um carinho entre dois namorados. Um grupo de amigos dando risada juntos. Um elogio sincero. Um abraço demorado. Até mesmo uma selfie para marcar um momento gostoso. 

Observe, viva, admire. A beleza das coisas está na nossa capacidade de conseguir encontrá-las nos lugares menos prováveis e nos dias mais comuns. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário